Descritivo

Exercises de style é uma obra do escritor francês Raymond Queneau, membro do OULIPO, publicada em 1947, na qual um mesmo simples episódio é narrado 99 vezes, em variados estilos.

Auto-abusivo

Infelizmente este incompetente leitor teve que se contentar em cansar os poucos neurônios em uma tradução para o inglês, porque, como irremediável preguiçoso que é, não dedicou o menor tempo a aprender o francês, idioma que, em verdade, nunca iria ser capaz de dominar de qualquer forma.

Pedante

A despeito de apartados da primeva gênese, eis que trasladados para o idioma anglo-saxão, as variadas vertentes do mesmo episódico acontecimento não padecem de tediosa conformidade, mas ao revés nos ressurgem em díspares matizes, a nos recordar dos diversos talhes a que a tessitura literária sói se conformar.

Complexado vira-lata

Queneau é um desses autores da literatura verdadeiramente universal, que vai muito além desta busca vazia por uma literatura “brasileira” (como se aqueles que aqui habitam fossem muito diferentes em seus sentimentos e aspirações dos demais habitantes de nossa esfera). Enquanto significativo espaço é dedicado nas prateleiras das livrarias brasileiras a obras de baixa qualidade, o único livro do Queneau com tradução no Brasil (essa pobre terra isolada pela pesada herança da língua portuguesa) é Zazie no Metrô, pela Cosac Naify, livro que recomendo de coração (embora o pouco reconhecimento de que desfruta possa ser um sinal de que não estejamos prontos como leitores para muita coisa além de Dan Brown).

Matemático-bibliográfico

Seja A um conjunto formado por 99 versões de um mesmo episódio. Seja B um conjunto de opiniões sobre o mesmo livro escritos em inglês por um usuário do Goodreads de nome Manny. A interseção de A e B resulta em um novo conjunto, designado por C, que pode ser visto como uma breve resenha em língua portuguesa formada por 6 parágrafos em diversos estilos.

Promocional

E aqueles que adquirirem esse ótimo livro na edição em inglês à venda para Kindle serão agraciados pelo mesmo preço, além das 99 anunciadas, com mais variações do mesmo episódio, criadas pelo próprio Queneau posteriormente à publicação original de Exercises de Style. E não é só! Para os clientes que comprarem antes da edição se modificar, receberão de graça mais variações escritas por escritores outros em homenagem a Queneau!

Exercises in Style

facebooktwittergoogle_plusmail