As Ilustrações de João Fahrion para A Ilha do Tesouro

A Denise Bottmann, importante tradutora de diversas obras de relevo para o português, tem realizado um trabalho muito interessante em seu blog, Não Gosto de Plágio, de levantamento e divulgação das datas e edições de diversos clássicos da literatura. Entre esses, ela nos aponta neste post, quais seriam as primeiras traduções de Robert Louis Stevenson no Brasil. Ao que tudo indica, além de uma edição seriada de A Ilha do Tesouro (grafada como A Ilha do Thesouro) na revista Tico-Tico, a primeira tradução em forma de livro seria da mesma A Ilha do Tesouro como parte da Coleção Terramarear, em 1933 (aliás, abordei a Coleção Terramarear neste post). Isso não é propriamente de se espantar, dado que a Terramarear foi o veículo de inúmeras primeiras traduções brasileiras de diversos clássicos da literatura universal, como Caninos Brancos, de Jack London, e Tarzan, de Edgar Rice Burroughs.

Logo em seguida, em 1934, A Ilha do Tesouro ganharia uma nova tradução de Pepita de Leão, e sairia em edição da Livraria do Globo, com belas ilustrações de João Fahrion. Estas ilustrações são a razão deste post, que, de certa forma, penso complementar o levantamento da bibliografia de Stevenson no Brasil. O Brasil é tão pobre em levantamentos bibliográficos e em informações em geral sobre livros, edições, tradutores e ilustradores que acredito que qualquer informação a mais que se coloca na internet possa eventualmente vir a ajudar algum estudioso, curioso ou amante dos livros.

Eu já mostrei anteriormente o trabalho de Fahrion na edição da Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, que saiu pela mesma Livraria do Globo neste post, e espero ter oportunidade de novamente colocar na internet um pouco mais do seu trabalho no futuro. Por hora, deixo-os com a sua visão para a mais famosa das obras de Stevenson.

A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (1) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (14) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (15) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (16) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (13) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (12) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (11) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (10) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (9) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (8) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (7) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (6) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (5) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (4) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (3) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (2) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (20) A Ilha do Tesouro, Stevenson, ilustrações de João Fahrion (19)

Adendo: Posteriormente à publicação deste post, descobri a existência de outra edição seriada da Ilha do Tesouro que abordei aqui

facebooktwittergoogle_plusmail