Jóca (Ruth E. Newton) – tradução de Guilherme de Almeida – Horas Felizes n. 3 – Melhoramentos

A Denise Bottmann, em seu blog Não Gosto de Plágio, tem feito um extraordinário trabalho de resgate e compilação da história do livro, especialmente de traduções, no Brasil. Faço este post exclusivamente para colaborar em complementação ao seu levantamento de traduções de autoria de Guilherme de Almeida (veja aqui).

Na seara das traduções infantis, percebi a ausência em seu levantamento de um livro que adquiri não faz muito tempo e que curiosamente também não consta da página da wikipedia de Guilherme de Almeida ou na bibliografia da Casa Guilherme de Almeida. O livro é Jóca, de Ruth E. Newtonsem data de publicação e que saiu pela Coleção Horas Felizes da Editora Melhoramentos.

Jóca, Guilherme de Almeia, Ruth Newton (1) Jóca, Guilherme de Almeia, Ruth Newton (2) Jóca, Guilherme de Almeia, Ruth Newton (3) Jóca, Guilherme de Almeia, Ruth Newton (4)

A capa diz que o texto é de Guilherme de Almeida, mas melhor seria dizer que se trata de uma tradução ou adaptação, já que simples pesquisa na internet revela que Jóca é a versão brasileira de Peter Rabbit de autoria de Ruth E. Newton. (imagens aqui)

Além de colaborar com a bibliografia da tradução de Guilherme de Almeida, aproveito o post para deixar aqui a imagem dos grafites de Quirino que acompanharam sua tradução original de As Flores das Flores do Mal de Baudelaire:

Flores das Flores do Mal - tradu+º+úo de Guilherme de Almeida (1) Flores das Flores do Mal - tradu+º+úo de Guilherme de Almeida (2) Flores das Flores do Mal - tradu+º+úo de Guilherme de Almeida (3) Flores das Flores do Mal - tradu+º+úo de Guilherme de Almeida (4) Flores das Flores do Mal - tradu+º+úo de Guilherme de Almeida (5) Flores das Flores do Mal - tradu+º+úo de Guilherme de Almeida (6) Flores das Flores do Mal - tradu+º+úo de Guilherme de Almeida (7) Flores das Flores do Mal - tradu+º+úo de Guilherme de Almeida (8) Flores das Flores do Mal - tradu+º+úo de Guilherme de Almeida (9) Flores das Flores do Mal - tradu+º+úo de Guilherme de Almeida (10)

 

 

 

facebooktwittergoogle_plusmail